sábado, 9 de janeiro de 2010

Projetos, restaurações e revitalizações

FAU-USP:

“A Fau é um espaço fluido, integrado, somático. A pessoa não sabe se está no primeiro andar, no segundo ou no terceiro” - Vilanova Artigas.
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU - foi fundada em 1948.
A FAU possui dois cursos: Curso de Arquitetura e Urbanismo e Curso de Design.


"CASINHA" DE ARTIGAS:

A casinha, como ficou conhecida, foi construída em 1942, cinco anos após Vilanova Artigas ter se formado arquiteto-engenheiro pela Escola Politécnica de São Paulo. A casinha foi a primeira construída para si, fato que lhe outorga uma liberdade não alcançada nos projetos desenvolvidos até então.

“A casinha é de 1942. Foi um rompimento formal meio grande. A partir dela, foi à primeira vez que fiz e tive coragem de fazer porque era para mim, me libertei inteiramente das formas que vinham vindo. Libertei-me da planta porque a cozinha passou a se integrar na sala. Marcou uma nova fase em todo tratamento volumétrico daquilo que podia se chamar fachada, porque a fachada desapareceu”.
A casa foi implantada em 45º no terreno de maneira a desfazer qualquer tipo de hierarquia entre fachada principal, frente e fundo, desaparecendo com isso uma relação já caduca, herdada do período colonial, entre lote urbano e edifício.

Desaparece também nesta casa outro tipo de hierarquia – a separação entre áreas nobres e não nobres – através da disposição das áreas de serviços, agora unidas de maneira racional, tanto em função do uso quanto da economia. Trazendo desta forma a edícula para junto do corpo da casa, integrando também a cozinha à sala – sem o uso de portas ou paredes – estruturando toda a circulação a partir de um volume central, no caso o banheiro e a lareira, funcionando como uma espécie de pivô.





PARQUE DA JUVENTUDE:

Localizado na área do Carandiru, onde funcionava a Casa de Detenção, o Governo do Estado criou o Parque da Juventude, um projeto em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo. A área, de 240 mil metros quadrados, conta com centros cultural, esportivo, educacional, de saúde, desenvolvimento individual e coletivo e de lazer. Sua construção foi dividida em três fases: Parque Esportivo, Parque Central e Parque Institucional. O Parque da Juventude mudou a paisagem da zona norte ao substituir a casa de detenção carandiru por uma grande área verde, com esporte, lazer e turismo.O novo complexo cultural recreativo ocupa uma área de 240 mil m², com um projeto arquitetônico englobando três grandes espaços: o primeiro de caráter esportivo e recreativo, possui dez quadras poliesportivas, pista da skate, de patins e de corrida. O segundo espaço é caracterizado como de contemplação recreativa. É um espaço natural com alamedas, jardins, bosques, árvores ornamentais e frutíferas. O Parque conta ainda com uma pequena Mata Atlântica, de 16 mil m². Por fim, o terceiro espaço fornece estrutura e programas culturais como cursos.





Demolição do Carandiru



CENTRO DE SÃO PAULO:

Edifício Copan: Projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos. COPAN tem 1.160 apartamentos distribuídos em 6 blocos com 2.038 moradores e área comercial no térreo com 72 lojas além de cinema que é ocupado por igreja evangélica. O bloco A têm 64 apartamentos de 2 dormitórios, os blocos C e D têm 128 apartamentos de 3 dormitórios e os blocos B, E e F têm 968 apartamentos tipo kitchenettes e de 1 dormitório. O edifício possui 20 elevedores no total e 221 vagas para automóveis no subsolo.


Sede IAB:




Edifício Itália:








Edifício Esther: Localizado na praça da República, centro de São Paulo, o Edifício Esther, projetado por Vital Brazil (1909 - 1997) e Adhemar Marinho (1909), em 1936, é um dos marcos da arquitetura moderna no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário