O Sesc Pompéia foi o primeiro lugar a ser visitado na ida a São Paulo. O projeto foi feito por Lina Bo Bardi sendo que a obra foi inaugurada no dia 22/01/1982. O terreno possui uma área de 16.573m² e uma área construída da parte esportiva de 11.360m² e área construída da fábrica são 12.211 m², totalizando uma área de 23.571m² e a capacidade de atendimento é de 5.000 pessoas por dia. O Sesc possui um teatro com capacidade para 800 pessoas, restaurante, choperia, área de convivência, galpão, biblioteca, área de vídeo, 7 oficinas de arte, 1 laboratório fotográfico, 1 piscina aquecida com deck, 1 ginásio de esporte, 3 ginásios com 6 quadras poliesportiva, 4 salas de ginástica e dança, 5 consultórios odontoçógicas, bar-café e lanchonete.
O Sesc promove uma ação cultural e educativa influenciando diariamente a vida das pessoas, sendo um marco ao inovar introduzindo novos modelos de ação cultural e também na transformação social.
O Sesc promove uma ação cultural e educativa influenciando diariamente a vida das pessoas, sendo um marco ao inovar introduzindo novos modelos de ação cultural e também na transformação social.
No estado de São Paulo, o Sesc possui um total de 32 unidades, oferecendo para a população vários tipos de atividades ao longo do dia, tanto para crianças, adultos ou pessoas já de terceira idade.




CENTRO CULTURAL SÃO PAULO:
O centro cultural foi construído no final da ditadura, e foi inaugurado no dia 13/05/1982. As funcções estabelecidas para ele eram de: "planejar, promover, incentivar e documentar as criações artísticas e culturais, reunir e organizar uma infra-estrutura de informações sobre o conhecimento humano, desenvolver pesquisas sobre a cultura e a arte brasileiras, fornecendo subsídios para as suas atividades; incentivar a participação da comunidade, com o objetivo de desenvolver a capacidade criativa de seus membros, permitindo a estes o acesso simultâneo a diferentes formas de cultura; e oferecer condições para estudo e pesquisa, nos campos do saber e da cultura, como apoio à educação e ao desenvolvimento científico e tecnológico".
O centro cultural oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos.





MASP:
Um dos cartões postais da cidade de São Paulo, o Masp, Museu de Arte de São Paulo, foi um projeto de Lina Bo Bardi, idealizado por Assis Chateaubriand e por Pietro Maria Bardi. O Masp foi construído em São Paulo por na época, ser uma grande capital financeira, com grande circulação de dinheiro devido às indústrias e ao café. Foram 12 anos entre o projeto e a execução, sendo inaugurado em 1968.
A inauguração do novo prédio contou com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, além das maiores autoridades brasileiras da época e uma grande participação popular em frente ao edifício.
O museu vem proporcionando ao público brasileiro, desde sua fundação, centenas de exposições de artistas estrangeiros e grandes exposições internacionais, através do Intercâmbio de obras com diversos museus no mundo e o patrocínio de empresas parceiras, e permanentemente apresenta as obras dos artistas radicados no Brasil através de uma visão contemporânea da produção atual de todas as manifestações artísticas.



MUSEU DA ESCULTURA:
O MuBE foi uma criação do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que o projetou em 1986 mas a obra só foi realizada no ano de 1987 a 1995.
O Museu Brasileiro da Escultura – MuBE desenvolve extensa e diversificada programação cultural, com exposições, cursos, seminários e palestras, recitais de piano. O MuBE realiza, em média, vinte e cinco exposições/ano, abrindo espaço para jovens artistas, além de apresentar mostras de artistas renomados, nacionais e internacionais.
O Museu recebe, aproximadamente, 80.000 visitantes por ano. A entrada é franca, em todas as exposições, que contam com visitas monitoradas para crianças, estudantes, grupos de terceira idade e público em geral.



MAM:
O MAM, Museu de Arte Moderna, está localizado no Parque Ibirapuera na cidade de São Paulo. Sua missão é: "Colecionar, estudar, incentivar e difundir a arte moderna e contemporânea brasileira, tornando-a acessível ao maior número de pessoas possível."
É um dos mais importantes museus da América Latina. Ele se localiza entre a Oca e o Pavilhão da Bienal, num conjunto projetado por Oscar Niemeyer, em 1954. O edifício do MAM foi reformado por Lina Bo Bardi, em 1969, para abrigar a sede do museu. Fazem parte das instalações do MAM duas galerias de exposição, ateliês, biblioteca e um auditório para duzentas pessoas, além de um restaurante e de uma loja do museu, com objetos de design e produtos com a grife do MAM. A área expositiva, o restaurante e os espaços internos estão integrados visualmente à vegetação do parque do Ibirapuera e ao Jardim de Esculturas, que abriga obras do acervo do MAM numa área de 6 mil metros quadrados com paisagismo de Burle Marx.

PINACOTECA:
A pinacoteca é o museu mais antigo de São Paulo, e foi inaugurado no dia 24/12/1905. A estação foi construída em 1914 para abrigar armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. Atualmente, o edifício está reformado e apresenta salões amplos e de condições museológicas de excelência. O projeto de reestruturação, de autoria do arquiteto Haron Cohen, foi implementado entre 1997 e 2002.



MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA:
Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiro anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.


Seu projeto foi avaliado em aproximadamente R$37.000.000,00 (trinta e sete milhões de reais) que foram usados para financiar a criação, pesquisa, implantação do museu e restauro do Prédio da Estação da Luz. O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha.
Os principais objetivos do Museu da Língua Portuguesa são:
- mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura;Os principais objetivos do Museu da Língua Portuguesa são:
- celebrar e valorizar a Língua Portuguesa, apresentada suas origens, história e influências sofridas;
- aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa;
- valorizar a diversidade da Cultura Brasileira;- favorecer o intercâmbio entre os diversos países de Língua Portuguesa;
- promover cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes;
- realizar exposições temporárias sobre temas relacionadas à Língua Portuguesa e suas diversas áreas de influência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário